Atendimento Digital Humanizado: O que é e que benefícios pode trazer para o seu negócio?

Atendimento Digital Humanizado: O que é e que benefícios pode trazer para o seu negócio?

Nos tempos atuais, o atendimento digital (ou SAC 2.0) é essencial para o bom andamento do seu negócio.

Com a super velocidade da comunicação proporcionada pelo Instagram, Facebook, WhatsApp e demais aplicativos, estar presente e atuante nesta modalidade de atendimento se tornou ponto primordial.

Mas engana-se quem pensa que estes canais são única e exclusivamente para vendas! Este é o maior erro cometido e pode acabar afetando seriamente o relacionamento com seus clientes. O atendimento digital proporciona uma interatividade ímpar.

Vantagens:

  • Vários atendimentos podem ocorrer simultaneamente sem perda de perfomance.
  • Há a possibilidade de se pesquisar mais sobre o cliente simultaneamente ao processo de atendimento, o que possibilita uma adequação ao perfil do cliente.
  • Capacidade organizacional. Através de aplicativos você pode classificar os clientes de acordo com os critérios que você estabelecer. Exemplo: Você tem uma loja de informática e pode criar um sinal de “cliente leigo”. Assim, quando ele entrar em contato na próxima vez, já pode ser direcionado a um atendente que tenha um perfil mais didático e acolhedor, ou mesmo já se preparar para atender este perfil mais adequadamente.
  • Interatividade: Você pode mandar imagens, links, videos e demais subterfúgios que auxiliem num melhor entendimento por parte do cliente.

Desvantagens:

  • Recebimento de spams. Se prepare para receber correntes, propagandas e até cantadas! rs
  • O atendimento digital requer uma expertise um pouco maior em redação. A capacidade de resumir e se fazer entender claramente é essencial para evitar textos longos e difíceis de entender.
  • Requer atenção gramatical. Erros de escrita são mais perceptíveis do que erros na fala. Sem falar que sua interação fica gravada no histórico.

Um dos pontos que vamos também vamos abordar são as diferentes possibilidades no atendimento digital. Uma delas, que está na moda, é a utilização de robôs para interação com o usuário.

Este sistema é muito utilizado para acelerar o atendimento. Mas pense: Será que é o mais indicado para o seu negócio? Antes de tomar a decisão e escolher qual tipo de atendimeno irá oferecer para o seu público, pesquise, teste!

Mudar o seu modelo de atendimento no início é normal, aliás, é saudável! Então, não exite com medo de errar. Só erra quem tenta e é através do erro que você vai chegar ao modelo de atendimento ideal para o seu negócio.

No próximo artigo vamos explanar e exemplificar um pouco os diferentes tipos de atendimento possíveis para o seu negócio. Nos acompanhe!

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